sexta-feira, 24 de abril de 2015

Aprendendo um pouco sobre Lamarck

Olá, hoje vamos abordar  um cientista que formulou uma das tantas teorias sobre a evolução. 

Então vamos lá...

Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin (França) e faleceu no ano de 1829, em Paris. Foi um importante biólogo, pois seus estudos contribuíram muito para a sistematização dos conhecimentos da História Natural.

Foi Lamarck quem começou a usar o termo “biologia” para designar a ciência que estuda os seres vivos. Foi este cientista também que fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados.

As teorias desenvolvidas por Lamarck eram transformistas, ou seja, partia do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita.

(Jean Baptiste Lamarck )

Teoria do Uso e Desuso

Explica que os órgãos que são pouco utilizados durante a vida de um animal vão, com o passar do tempo, atrofiando e perdendo suas funções até desaparecer. Por outro lado, os órgãos mais utilizados, cujas funções para a sobrevivência são fundamentais, tendem a ganhar força e se desenvolverem de forma proporcional ao tempo utilizado. Para explicar esta teoria, Lamarck utilizou o exemplo das girafas. Estes animais, necessitando obter seus alimentos no topo de árvores altas, fortaleciam com tempo (de gerações para gerações) o pescoço e, por isso, tinham esta parte do corpo bem desenvolvida. 

(Exemplo das girafas)


Na época, as idéias de Lamarck foram rejeitadas, não porque falavam na herança das características adquiridas, mas por falarem em evolução. Não se sabia nada sobre herança genética e acreditavam-se que as espécies eram imutáveis. Somente muito mais tarde os cientistas puderam contestar a herança dos caracteres adquiridos. Uma pessoa que pratica atividade física terá musculatura mais desenvolvida, mas essa condição não é transmitida aos seus descendentes.

Mesmo estando enganado quanto às suas interpretações, Lamarck merece ser respeitado, pois foi o primeiro cientista a questionar o fixismo e defender idéias sobre evolução. Ele introduziu também o conceito da adaptação dos organismos ao meio, muito importante para o entendimento da evolução.

Disponível em: 
http://www.todabiologia.com/pesquisadores/lamarck.htm
Google imagens 


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Olá Visitantes, sejam bem vindos! :)


Este blog é destinado aos alunos do Ensino Médio e para aqueles que se interessem ou tenham dúvidas sobre Sistemática Filogenética.
   Hoje iremos começar abordando um pouco sobre o que é Filogenia e Sistemática.   
  •     Filogenia é o termo  utilizado para definir hipóteses de relações evolutivas de um grupo de organismos. Em outras palavras, pode ser definida como o termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas. 
  • A sistemática é a área da biologia que se preocupa em organizar, compreender e classificar os seres vivos. 
  • O estudo filogenético desses grupos é conhecido como Sistemática Filogenética, normalmente objetiva testar a validade dos grupos. 

Fiquem atentos às postagens do blog. A cada semana serão postadas novidades e vamos propor atividades, vídeos, fotos e dinâmicas que vocês irão adorar! Até mais!


Disponível em:
 http://www.infoescola.com/biologia/sistematica
http://www.infoescola.com/biologia/filogenia